Cidades

Vacina em idosos acima de 85 anos a partir da próxima semana em Itaboraí

Imagem ilustrativa da imagem Vacina em idosos acima de 85 anos a partir da próxima semana em Itaboraí
Equipes retiraram mais 1.800 doses (D1) da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan/Sinovac. Foto: Ascom/Prefeitura de Itaboraí

A partir da próxima quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Itaboraí vai começar a vacinar os idosos acima de 85 anos residentes do município nas salas de vacinação das 36 Unidades de Saúde da Família (USF), seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O período de vacinação deste grupo será de quarta-feira (17) até sexta-feira (19), de 10h às 15h. O idoso deverá se dirigir à unidade de saúde mais próxima da sua casa, munido do documento de identificação e comprovante de residência (em nome do vacinado).

Com base na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 1,2 mil pessoas estão incluídas neste grupo em Itaboraí.

Na manhã desta quinta-feira (11), as equipes da SEMSA retiraram mais 1.800 doses (D1) da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan/Sinovac.

O município encerra nesta sexta-feira (12/02) a vacinação de pacientes acamados, previamente identificados pela Unidades de Saúde da Família.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, ressalta que a organização de logística da Prefeitura de Itaboraí foi fundamental para não ter esgotamento de doses na cidade. 

"Estamos cumprindo com responsabilidade a vacinação de todos os grupos prioritários designados na primeira fase pelo Ministério da Saúde. Nosso planejamento nos dá a segurança necessária para avançar com a imunização de idosos, porque temos doses suficientes para atender esse primeiro grupo", explicou o subsecretário. 

Vacinas

Esta é quarta remessa de doses (D1) já recebidas pelo município. A primeira, contendo 2.310 fracos da Coronavac, foi entregue pelo Estado no dia 19 de janeiro, dando início à vacinação de profissionais de saúde da linha de frente (rede de urgência e emergência) e idosos abrigados em instituições de longa permanência.

No dia 25 do mesmo mês, chegou a segunda remessa, com 2.080 imunizantes de Oxford/AstraZeneca, que foi utilizada para avançar a vacinação de profissionais de saúde do município e atender também a rede privada. 

No último dia 3 de fevereiro, o município recebeu uma carga mista, contendo 500 doses da Coronavac e 60 de Oxford/AstraZeneca, que continuou atendendo a profissionais de saúde da rede privada e ampliou ainda a vacinação para pacientes acamados do município.

No mesmo dia, Itaboraí também recebeu a primeira remessa de doses (D2) da Coronavac, para a segunda aplicação no primeiro grupo vacinado na cidade.

< Com auxílio do VAR, Bayern vence o Mundial de Clubes Rodovias federais com policiamento reforçado no Carnaval <